top of page
Buscar
  • Foto do escritorNatasha Belus

Como gravar entrevistas e depoimentos dos seus clientes com qualidade

Vídeos que contam sua história ou que apresentam a experiência de seus clientes são super importantes para a divulgação da sua empresa.


Mas quando o orçamento está curto, nem sempre é possível contratar uma equipe de filmagem. Então como fazer para conseguir vídeo interessantes com uma cara profissional?


Abaixo vou dar algumas dicas para você gravar suas entrevistas.


01 - ÁUDIO: a qualidade do áudio é mais importante do que a da imagem. Afinal, as pessoas conseguem ver vídeos "ruins" com som bom, mas dificilmente conseguem assistir a vídeos com som ruim. Para resolver este problema, utilize um microfone de lapela ligado à Câmera ou a um gravador externo, tanto em ambientes externos como internos.


Na ausência de gravador, pode-se utilizar o celular com um lapela específico para este aparelho ou até mesmo o fone de ouvido com microfone, aquele que já vem com o smartphone, preso à roupa como se fosse um lapela (use um pedaço de durex ou fita crepe para prendê-lo à roupa). Quando o microfone estiver ligado ao gravador e não à câmera, vídeo e áudio estarão separados e seus arquivos deverão sem enviados, de preferência, com nomes iguais para o editor de vídeo que os sincronizará.

Atenção: ao comprar um lapela, verifique se o plug p2 é compatível com seu aparelho. Quando há 2 linhas, ele é um p2 TRS e só funciona em gravadores e câmeras que tem entrada ESPECÍFICA para microfone. Já o p2 que tem 3 linhas é TRRS que funciona em entradas que funciona como saída de fone e entrada de microfone ao mesmo tempo, caso dos celulares e dos notebooks mais modernos.

02 - ILUMINAÇÃO: utilize fontes de luz na altura do rosto das pessoas ou um pouco acima, em um ângulo de 0º a 45º em relação a posição em que elas estão. Evitar gravações contraluz (com uma janela ao fundo, por exemplo). A fonte de luz mais forte deve ser sempre a que ilumina o rosto.

Na ausência de equipamentos de luz adequados, pode-se utilizar abajures posicionados próximo à Câmera. Caso a luz esteja muito forte, incomodando a vista, use camadas de papel manteiga ou TNT branco para suavizá-la.


Evite gravar debaixo do sol ou somente com luzes de teto, pois elas causam muita sombra no rosto e deixam testas, carecas e outras partes do corpo estouradas (claras demais).



Caso vá gravar ao ar livre procure espaços de sombra, ao lado de prédios, casas, pilotis etc:


03 - ENQUADRAMENTOS: Os enquadramentos padrão usados para entrevistas são o plano médio (cintura até o topo da cabeça) ou primeiro plano (acima do peitoral até o topo da cabeça), alinhando os olhos do à linha superior da grade dos terços.

A luz deve estar em um ângulo 0º a 45º ( ¾ ) em relação ao rosto da pessoa, de modo que possamos ver bem o seu rosto e manter um volume na face.

Se a pessoa estiver olhando para a direita, você deve enquadrá-la à esquerda do quadro, se ela estiver olhando para a esquerda, você deve enquadrá-la à direita do quadro, mantendo o espaço livre na direção do olhar.

É o que chamamos de regra dos terços: usar 2 terços da tela e deixar 1 terço “livre”.

O entrevistado não deve nem olhar diretamente para a câmera, nem ficar totalmente de perfil na imagem. Para que ele se mantenha na posição 3/4, o entrevistador/diretor deve se posicionar ao lado da câmera, próximo à luz, pois é para ele que o entrevistado vai olhar:


LOCAÇÃO: Dê preferência por cenários com maior profundidade de campo, ou seja, afastado das paredes (salas amplas, ou espaços livres são muito bons).


Caso não seja possível evitar as paredes, certifique-se que a fonte de luz principal está à frente da pessoa, para que a sombra seja projetada atrás dela.

Sempre que possível, diminua a intensidade da sombra (recomendado) com uma segunda fonte de luz ou com uma superfície rebatedora.


Você pode, por exemplo, ligar uma lâmpada atrás do sofá ou cadeira, como na imagem abaixo:


Ou usar um rebatedor para jogar um pouco de luz e suavizar as sombras no rosto:

Caso não tenha o aparato adequado, você pode usar uma placa de isopor, papel laminado e até uma parede real, contando que ela seja branca e esteja fora do quadro.


Seguindo estas orientações você conseguirá bons resultados gravando também com o celular, como no exemplo abaixo:

Se você gostou, compartilhe o link, deixe um comentário com suas dúvidas e, qualquer coisa, você pode pedir um orçamento na aba de contato!

27 visualizações0 comentário
bottom of page